Anúncios

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Lanches: Torta de Presunto e Queijo



Essa receita foi a minha primeira experiência na cozinha, quando eu tinha 16 anos, é uma receita que minha bisavó gosta de fazer todos os domingos ou nas festinhas de aniversário da família, de tanto ver e depois de tanto ajudar ela a fazer a massa, fiquei expert e o recheio que coloco aqui é o tradicional nosso aqui, mas podem dar asas a imaginação e variar bastante o recheio, no final vou palpitar sobre outros recheios que já fiz e ficou gostoso. Mãos a obra....


Ingredientes:

Massa:

- 450ml de leite morno ou em temperatura ambiente, só não coloquem gelado.
- 1 pacotinho de fermento biológico
- 1 ovo
- 1 copinho daqueles de extrato de tomate pequenos, de óleo.
- 1 colher de chá de sal.
- Farinha ( normalmente sobra um pouquinho do pacote d 1kg).

Recheio:

- 2 tomates sem sementes picadinhos.
- 1 cebola grande ralada ou bem picada.
- Presunto
- Mussarela
- Cheiro verde a gosto (usei salsinha e cebolinha).


Modo de Fazer:

- Coloque o leite e o fermento e mexa bem. Adicione o ovo, o óleo, o sal e a farinha aos poucos. Deve-se colocar a farinha e mexendo, quando der tire a massa da vasilha e leve a um local firme para sovar bem, e vá colocando farinha até que a massa não grude mais na mão, mas coloque aos poucos a farinha para evitar passar muito o ponto da massa.

Essa quantidade de massa dá para fazer duas tortas em assadeiras grandes.

Abra dois pedaços da massa com auxilio de um rolo, aqui é o segredo, vc vai ter que abrir bem a massa e deixá-la fininha e ter certa habilidade se estiver sozinho para colocar sem furar ou rasgar a massa nas assadeiras. Forre o fundo da assadeira com a massa.

Misture os tomates, a cebola e o cheiro verde. Cubra a massa com uma camada de mussarela e presunto, espalhe a mistura e cubra com mussarela novamente. Abra mais um pedaço da massa e cubra a torta. Agora com os dedos mesmo, vá apertando em volta para evitar que o recheio escape quando estiver assando. Retire todo o excesso de massa com o auxilio de uma faca com ponta.
Pegue a gema de um ovo e bata com o auxilio de um pincel e passe por cima da massa para que ganhe aquele aspecto corado quando estiver assado.

Bom eu sei que vcs tiram isso aqui de letra, mas para aqueles que estão começando a se arriscar na cozinha espero que ajude as explicações dadas aqui. Tomara que gostem, abcs e beijocas.

Dicas de recheio:

- Frango com milho e queijo mussarela.
- Tomate, cebola, peito de peru defumado e mussarela.
- Frango com requeijão.

Quem fizer com outro tipo de recheio nos conte aqui como ficou!!
Beijos.

3 comentários:

Camila Castro disse...

Primoooo!
Não sabia q vc tinha um blog!!
Adoreiii!!
E claro...não podia deixar de comentar, justo na receita dessa torta.....que nos faz lembrar muitos momentos de nossa infância, não é mesmo!!!
Vou copiar pra fazer aqui!! Estava pra te ligar esses dias pra saber a receita da sua massa, mas nem precisou! heheheh
Bjãooo

Anônimo disse...

Olá, gostei da receita... fiquei com vontade de fazer mas vc não disse se é pra deixar a massa descansar.. se puder responder, obrigada!

Fernando LC. disse...

Ola...nao precisa descansar a massa.
Acesse meu novo blog: http://www.requintedesabor.blogspot.com

Obrigado!!

Postar um comentário

 
Créditos: Templates Novo Blogger