Anúncios

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Curiosidades: O Coentro



Odiado por muitos e adorados por outros tantos a verdade é que o coentro esta sempre na midia não é mesmo. Particularmente só fui conhecer ele a fundo mesmo aqui no Mato Grosso, já que lá em Londrina o pessoal não tem o costume de usá-lo tanto quanto aqui.

Posso dizer que hoje não me imagino cozinhando certas coisas sem o coentro. Frango por exemplo, ainda mais se for frito, tem que ter o toque do coentro senão eu já acho sem graça, e olha que quando provei a primeira vez achei que ia ser a última e no entanto aqui estou hoje.

Histórico

Cultivado há mais de três mil anos, o coentro já é mencionado nos textos em sânscrito, nos papiros egípcios, além da Bíblia, onde o “maná” é comparado às sementes do coentro. Os chineses acreditavam nos poderes de imortalização do coentro, e, na Idade Média, era colocado em poções de amor, como afrodisíaco. Foi trazido à Europa pelos romanos, que misturavam coentro com vinagre para conservar a carne.

Uso culinário

Muito conhecido da cozinha brasileira, em especial da cozinha do Norte e Nordeste, o coentro tem um aroma singular que combina muito com pratos de frutos do mar na forma de marinadas e caldos de peixe. Faz parte do famoso molho curry.

Uso terapêutico

O chá de coentro é indicado para aliviar dores de estômago. Compressas feitas com as suas folhas dão alívio a inflamações e dores nas juntas.

Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Dicas do agrônomo

A colheita das folhas das extremidades superiores do coentro favorece a produção de folhas novas. Para colher as sementes, deixe a planta florir e colha as sementes quando estiverem apresentando coloração marrom. Proteja o coentro dos ventos fortes para evitar a quebra das hastes.

O coentro possui flores brancas e rosadas e folhas com um aroma suave de anis. Aromático e digestivo, ele faz sucesso na culinária do mundo inteiro.

• Pique e adicione o coentro apenas no final da preparação. Se cozido em excesso, o sabor e o aroma ficam menos acentuados.

• As suas folhas inferiores têm mais aroma do que as superiores.

• Dê um toque diferente ao tempero do feijão: acrescente coentro.

• Ele combina bem com limão, gengibre e cebolinha-verde.

Na mesma preparação, esta mistura dá um sabor bem acentuado, mas muito agradável.

Revista COMER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Créditos: Templates Novo Blogger